Facetas estéticas e ortodontia são fortes aliadas para quem tem uma vida dinâmica e deseja uma solução mais natural para transformar seu sorriso, cada uma contribuindo com suas respectivas soluções tecnológicas.
Certamente, as facetas estéticas são um procedimento muito procurado por pessoas que possuem problemas estéticos leves, como manchas, trincas, desgastes ou formato irregular dos dentes. Elas funcionam como um revestimento dos dentes e podem ser em porcelana ou resina.
Seus resultados imediatos são um atrativo ainda maior para quem tem pressa de melhorar seu sorriso, graças ao desenvolvimento de novas técnicas e materiais avançados.
Por sua vez, a ortodontia recorre aos aparelhos ortodônticos para corrigir o alinhamento dos dentes. Ela pode ser aplicada no tratamento de diferentes maloclusões como:
- Sobremordida
- Mordida cruzada
- Mordida aberta
- Apinhamento
Atualmente há várias opções em tratamentos ortodônticos:
- Aparelhos de safira;
- Aparelhos de porcelana;
- Aparelhos estéticos autoligados;
- Aparelhos estéticos móveis.
Complementarmente, na relação entre facetas estéticas e ortodontia, após o tratamento ortodôntico, um dentista especializado em odontologia estética pode aplicar facetas para obter uma aparência ainda mais agradável e um sorriso atraente.
Sem dúvida, o ortodontista alinha os dentes, mas esses ainda podem apresentar algumas imperfeições na forma, na cor ou na textura.
Em consequência, a melhoria estética é proporcionada pelas facetas após o uso dos aparelhos ortodônticos.
Facetas estéticas de porcelana e de resina: técnicas semelhantes
A definição entre facetas estéticas de porcelana ou de resina dependerá do diagnóstico do dentista e das expectativas do paciente.
De um lado, a aplicação das facetas confeccionadas em resina se dá em camadas diretamente no esmalte do dente e o material vai sendo moldado para chegar no tamanho e forma desejados.
Por sua vez, as facetas em porcelana são laminados protéticos produzidos em laboratório, totalmente personalizados e atendendo às especificidades de cada dente.
Normalmente, é necessário um desgaste nos dentes para fixar as facetas. O dentista aplica as facetas de porcelana em consultório, com anestesia local e dura apenas algumas horas.
O período pré-tratamento
O tempo de preparo que antecede a colocação das facetas pode variar em torno de 4 semanas.
Todavia, a boa saúde bucal do paciente é uma condição prévia. O dentista pode proceder a uma limpeza profissional, remover cáries ou realizar raspagem de tártaro.
Por outro lado, a escolha da coloração exata das facetas exige a dedicação de um tempo específico, ou seja, é necessário escolher a cor mais adequada para manter a naturalidade do sorriso do paciente.
Entretanto, quando a escolha recai sobre a faceta de porcelana, a preparação envolve uma fase de moldagem e testes para visualização prévia do resultado.
As facetas estéticas proporcionam uma transformação harmoniosa e discreta do sorriso. Entre as suas vantagens, podemos destacar:
Mudança imediata na aparência
Primeiramente, com as facetas, o paciente pode constatar a mudança no seu sorriso logo após a sua fixação. Com elas é possível obter nova cor e nova forma dos dentes. Assim como na ortodontia, o resultado é sempre o mais natural possível.
Adaptação ao tecido gengival
Independentemente da escolha do material – resina ou porcelana – a adaptação das facetas estéticas ao tecido gengival dos pacientes não apresenta problemas.
Durabilidade e resistência
Seja em porcelana, seja em resina, as facetas têm alta resistência e duram por muitos anos.
No entanto, é imprescindível que o paciente tome os cuidados recomendados pelo dentista. É o que veremos a seguir.
Facetas estéticas e ortodontia: cuidados necessários
De maneira geral, o paciente pode realizar a escovação normal dos seus dentes seja com as facetas estéticas, seja com aparelhos ortodônticos de qualquer tipo.
Porém, é necessário prestar atenção em alguns fatores tais como:
- Usar escova de dentes de cerdas macias e evitar dentifrícios com abrasivos;
- Realizar uma escovação mais prolongada sobretudo para garantir a saúde das gengivas;
- Evitar alimentos mais duros;
- Não roer as unhas;
- Não morder objetos como tampas de caneta.
Qual tratamento é melhor para mim – facetas estéticas ou tratamentos ortodônticos?
Converse com o seu dentista. Ele ajudará a definir a melhor opção, com base nas suas necessidades individuais.
Com certeza, tanto as facetas estéticas quanto a ortodontia vão lhe proporcionar saúde bucal e o sorriso dos seus sonhos.
Especificamente em relação às facetas, após sua colocação, o tratamento é irreversível.
Entretanto, embora os cuidados acima sejam necessários, a boa notícia é que o reparo desse material é totalmente possível, se eventualmente houver alguma rachadura ou acidente de qualquer natureza.
Assim que a decisão for tomada, siga confiante e conquiste seu novo sorriso!
Para mais esclarecimentos sobre facetas estéticas e ortodontia, agende um horário na clínica da Dra. Samanta Nigro.
Dra. Samanta Nigro
Formada em Odontologia pela PUC_PR, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR, especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia. Invisalign® Top Doctor, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores.