O aparelho ortodôntico ajuda a melhorar a mastigação? Conheça todas as vantagens

aparelho-ortodontico-mastigação

Deixar os dentes retos com aparelho ortodôntico é o sonho de muita gente e pode até ser o seu. Mas, você sabia que essa não é a única função do aparelho ortodôntico? Além da estética, ele tem um papel muito importante na função de mastigação. Quer saber mais? Então leia a matéria até o final.

O que é o aparelho ortodôntico?

Antes de entender os benefícios que esse tratamento pode trazer, você precisa descobrir o que é o aparelho ortodôntico. Nesse sentido, ele é um tipo de tratamento no qual o dentista usa de algum tipo de força para mover seus dentes e deixar no lugar certo.

Em outras palavras, o aparelho ortodôntico é o dispositivo usado pelo dentista para fazer os movimentos dos dentes. Todavia, eles são calculados pelo profissional para dar aquele sorriso dos sonhos. Contudo, essa não é a única função, pois ele também melhora a mastigação e você vai conferir agora, quais são os benefícios nesse sentido.

Leia mais: Como deixar os dentes retos com 7 opções de tratamento ortodôntico

aparelho-ortodontico-mastigação

Vantagens do aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico é um tratamento muito usado pelo dentista para corrigir uma série de problemas de mastigação. Além disso, também tem um papel importante na estética facial. Sendo assim, confira quais as 3 principais vantagens do uso.

1. Encaixe melhor dos dentes

Os dentes de cima devem encaixar com os de baixo para que você consiga cortar, triturar e mastigar bem os alimentos. Afinal, nossa boca é a porta de entrada dos nutrientes para o corpo e a boa mastigação ajuda na digestão. Nesse sentido, o aparelho é um ótimo aliado porque faz com que os dentes fiquem alinhados e bem encaixados, deixando a mordida muito mais confortável.

2. Maior harmonia no rosto

Outra importante vantagem do aparelho ortodôntico é a harmonia que ele promove no rosto. Afinal, o sorriso é como um “cartão de visita” e dentes bem alinhados são a chave para o sucesso. Os movimentos que o aparelho faz resultam na posição ideal, ou próxima do ideal, deixando o sorriso muito bonito e estético.

3. Eleva a autoestima e autoconfiança

Por fim, o aparelho traz de volta a autoestima e autoconfiança para sorrir e falar, o que faz com que você se sinta “nas nuvens”. Todavia, isso melhora seu humor e bem estar e pode te trazer muita alegria e satisfação com seu próprio corpo. Além disso, você se sente mais confortável para sair e bater aquele papo com quem tanto gosta.

Veja também: Dia Mundial da Infância: a melhor hora para cuidar do sorriso é na infância

aparelho-ortodontico-mastigação

Evolução do aparelho ortodôntico: Invisalign

Como vimos, o aparelho ortodôntico serve para alinhar os dentes, o que pode ser feito de diversas formas, dentre as quais, os braquetes e fios metálicos são a mais comum. Todavia, cientistas desenvolveram um novo método mais fácil, prático, confortável e discreto para alinhar seus dentes: o Invisalign.

Você já conhece essa tecnologia? Nela, o dentista faz um escaneamento da sua boca, simula os movimentos dos dentes no computador e então usa uma impressora 3D para imprimir um material que encaixa perfeitamente nos dentes. A cada semana, esse dispositivo, que é transparente, é trocado e vai então fazendo os movimentos. O melhor de tudo: é removível. Ou seja, você pode comer de tudo e não tem aqueles fios e braquetes metálicos que incomodam. Não é sensacional?

Pode te interessar: Já fiz tratamento ortodôntico, mas meus dentes voltaram a entortar. Por que? A importância da Contenção Ortodôntica

Melhore sua mastigação e sorriso com Invisalign

Se você gostou dessa tecnologia e quer saber mais, agende uma consulta hoje mesmo que eu te explico tudo que precisa saber. O tratamento é mais rápido do que o normal e sem qualquer tipo de sofrimento. Venha ter o sorriso dos sonhos com Invisalign!

Escrito por Dra. Samanta Nigro CRO-PR 12242
Ortodontista Invisalign® Top Doctor Elite, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores, é graduada em Odontologia pela PUC_PR (1999), especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR, especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia.