Sabia que a maioria das pessoas no mundo todo não tem os dentes alinhados e precisa de tratamento ortodôntico? Sim, é muito raro alguém ter os dentes exatamente no lugar onde deveriam estar e aquele sorriso perfeito. Por isso, o dentista especialista em Ortodontia é muito procurado para corrigir os sorrisos que vão ajudar na mastigação e na estética do rosto.
Todavia, com a tecnologia, a Ortodontia evoluiu e hoje existem dois tipos de tratamento: convencional e digital. Quer saber mais sobre eles e quais seus benefícios? Então continue a leitura!
O que é Ortodontia Convencional?
Em primeiro lugar, vamos falar sobre a Ortodontia Convencional que é um meio para corrigir o sorriso usando aparelhos e métodos usados há bastante tempo. Nesse sentido, o dentista faz um molde da arcada com materiais que formam uma massa. Então, ela é colocada na parte de cima e de baixo da sua boca com uma moldeira e preenchida com gesso, para saber qual a posição atual dos dentes.
Além disso, a Ortodontia Convencional conta com aparelhos mais tradicionais, como o mais famoso que adota braquetes e fios metálicos com a troca mensal das borrachinhas coloridas. Todavia, outros aparelhos surgiram ao longo dos anos, como os estéticos, que também contam com o fio metálico, mas com braquetes de cor mais parecida com a do dente. No entanto, todos eles se enquadram dentro da Ortodontia Convencional.
Leia mais: Qual a influência do sorriso na autoestima
Benefícios da Ortodontia Convencional para o Tratamento Ortodôntico
Como vimos, a Ortodontia Convencional tem processos um pouco trabalhosos para ter o resultado. No entanto, ela também tem alguns benefícios:
- Baixo custo: é um tipo de tratamento mais barato, pois existe há bastante tempo e muitas empresas e dentistas que fazem;
- Resultados bons: os aparelhos tradicionais têm resultados bons e deixam o sorriso alinhado;
- Customização: a troca das borrachinhas permite que você escolha a cor todo mês.
Desvantagens da Ortodontia Convencional
Todavia, a Ortodontia Convencional tem diversos pontos ruins devido à grande quantidade de etapas e processos que são usados para colocar os dentes no lugar, confira:
- Estética ruim: os braquetes e fios metálicos ficam bem nítidos e isso pode ser ruim para a estética facial;
- Desconforto: o fatos dos braquetes serem colados nos dentes provoca uma sensação ruim para se alimentar;
- Dificuldade para limpar: o uso do fio dental se torna mais difícil por causa dos braquetes;
- Chance de lesões: se o fio não ficar bem cortado ou algum braquete incomodar, a boca pode ficar machucada em alguns lugares;
- Mais demorado: a moldagem e o tratamento com o aparelho são demorados, levando em torno de 2 até 6 anos de uso, conforme o caso.
O que é Ortodontia Digital?
Com o passar dos anos e uso da tecnologia, toda a sociedade evoluiu, inclusive a Odontologia. A Ortodontia Digital, por sua vez, tem recursos mais avançados para colocar os dentes no lugar, o que facilita o trabalho do dentista e deixa o tratamento mais confortável para o paciente.
Nesse sentido, um dos principais feitos desse novo tipo de tratamento é o uso de escaneamento oral. Por meio de um dispositivo ligado a um computador, uma câmera tira muitas fotos da sua boca e monta, na tela, um modelo idêntico, sem precisar de moldagem física. Dessa forma, o dentista pode prever os resultados do tratamento e simular diversas coisas no computador, antes de fazer na sua boca.
Além disso, a Ortodontia Digital trouxe novos tratamentos, como o Invisalign que é feito a partir do modelo da boca no computador. Todavia, ao invés de usar os braquetes e fio metálicos, o paciente usa um dispositivo transparente que é trocado a cada semana e apenas se encaixa nos dentes. Dessa forma, os movimentos são feitos de uma forma muito mais prática, discreta e confortável.
Veja também: Alinhadores Transparentes e a Transformação Rápida e Discreta do Sorriso | Conheça os tipos de Invisalign
Benefícios da Ortodontia Digital no tratamento ortodôntico
Como sabemos, a tecnologia tem diversas vantagens o que faz a Ortodontia Digital ter muitos benefícios. Confira quais são:
- Maior conforto: como não precisa moldar a boca e colocar braquetes, o tratamento se torna muito mais confortável;
- Mais rápido: o escaneamento da boca é feito na hora e o tratamento se torna mais rápido com o Invisalign;
- Liberdade: com a Ortodontia Digital você pode comer o que quiser, porque o tratamento se torna mais prático com a remoção dos alinhadores Invisalign durante as refeições;
- Higiene fácil: como não existem braquetes, escovar e passar o fio dental se torna muito mais fácil;
- Melhor estética: como o dispositivo usado é invisível, você pode passear por aí sem que as pessoas saibam que está em tratamento.
Desvantagens da Ortodontia Digital
A Ortodontia tem muitas vantagens, no entanto, também tem algumas desvantagens (que são poucas). A principal delas é o custo, que pode ser maior em alguns casos, mas que vale muito a pena. Outro ponto é a acessibilidade pois em algumas cidades do Brasil, ainda pode não existir dentistas capacitados para trabalhar com os equipamentos digitais.
Tratamento ortodôntico: qual o melhor tipo?
Por fim, vamos à resposta dessa grande questão. Nesse sentido, a Ortodontia Digital parece muito mais vantajosa do que a Convencional, basta olhar para os benefícios de ambas. Os métodos digitais fazem com que o tratamento seja mais prático, confortável e rápido, o que é mais benéfico. Contudo, a Ortodontia Convencional é muito usada e tem seu lado positivo de ser acessível a quase todas as regiões do Brasil.
Pode te interessar: Invisalign Curitiba com a Top Doctor Dra. Samanta Nigro
Venha conhecer a Ortodontia Digital e fazer seu tratamento ortodôntico
Se você quer saber mais sobre a Ortodontia Digital e sobre como fazer o tratamento ortodôntico, entre em contato conosco. Eu tenho experiência há mais de 20 anos com sorrisos e posso te ajudar a deixar os dentes do jeito que sempre quis! Agende sua consulta e venha fazer parte das pessoas realizadas com Invisalign.
Escrito por Dra. Samanta Nigro CRO-PR 12242
Ortodontista Invisalign® Top Doctor Elite, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores, é graduada em Odontologia pela PUC_PR (1999), especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR, especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia