A busca pelo sorriso perfeito faz com que as pessoas procurem o dentista para corrigir e alinhar os dentes na posição certa. No entanto, o que muita gente não sabe é que o tratamento não termina quando o aparelho ou alinhador é retirado. Afinal, o dentista sempre recomenda o uso de contenção ortodôntica.
Nosso corpo funciona como uma máquina muito dinâmica que está mudando com frequência e isso inclui a boca. Afinal, somos feitos de células que se movimentam e formam nossos tecidos e órgãos que são estruturas “vivas”. Portanto, os dentes podem ter movimentação se não tiver nada que possa impedir. Quer entender melhor? Então leia a matéria até o final.
Saiba mais: Invisalign Curitiba com a Top Doctor Dra. Samanta Nigro
Por que em alguns casos os dentes podem voltar a entortar depois do tratamento ortodôntico?
A boca tem diversos tipos de células que são a menor parte do corpo e o tornam muito dinâmico, conforme suas necessidades. Ao redor dos dentes, temos células chamadas de osteoblastos e osteoclastos que promovem os movimentos durante o tratamento. Durante a correção dos dentes, os movimentos que o dentista programou, guiam as células para colocar os dentes na posição correta.
No entanto, ao final do uso desses dispositivos, se não houver algo mantendo o controle das células, o movimento pode acontecer conforme os estímulos da mastigação, o que leva os dentes a ficarem fora de posição.
Todavia, isso ocorre principalmente nos 12 primeiros meses após retirada do aparelho ou alinhador, durante a fase em que há uma “cicatrização” que dá mais estabilidade. Sendo assim, o uso de uma contenção ortodôntica nesse período é o modo ideal de prevenir essa regressão.
O que é contenção ortodôntica?
Como vimos, as células precisam de uma estabilidade, ou seja, de uma contenção para evitar que os dentes saiam da posição. Nesse sentido, o dentista usa alguns materiais rígidos, como metais, para promover essa estabilidade e manter o sorriso alinhado. Isso é chamado de contenção ortodôntica.
Em outras palavras, a contenção ortodôntica tem como objetivo manter os dentes em posição até que até que as estruturas de suporte ao redor dos dentes reorganizem-se na nova posição. Assim, as chances de movimentos indevidos reduzem e os dentes tendem a ficar alinhados.
Veja também: Alinhadores Transparentes e a Transformação Rápida e Discreta do Sorriso | Conheça os tipos de Invisalign
Tipos de contenção ortodôntica
A contenção ortodôntica é um tipo de aparelho realizado a partir de um material rígido e usada tanto para os dentes de cima quanto os de baixo. Nesse sentido, existem 3 principais tipos de contenção ortodôntica que você vai conhecer agora e para que servem:
Contenção ortodôntica superior
A contenção ortodôntica superior é usada para manter os dentes de cima em posição até a “cicatrização” após tratamento. Geralmente, o dentista usa um fio metálico para evitar os movimentos. Todavia, a contenção pode ser fixa ou removível, conforme a necessidade.
A contenção superior removível é a mais comum e é feita a partir do fio metálico e de uma material acrílico que se encaixa no “céu da boca”. Contudo, ela deve ser usada durante o dia todo, nos primeiros 6 meses e apenas à noite nos 6 últimos. Todavia, em alguns casos, esse tempo pode ser maior ou menor.
A contenção superior fixa também é uma opção para casos em que o dentista vê a necessidade. Nesse sentido, o dentista coloca um fio metálico na parte de trás dos dentes de cima e da frente com resina para manter a posição.
Contenção ortodôntica inferior
Os dentes de baixo, principalmente os da frente, podem ter mudança na posição com facilidade, o que requer uma boa contenção. Nesse sentido, elas podem ser fixas ou removíveis.
No caso da contenção fixa, o dentista usa um fio metálico e resina, na parte interna dos dentes, voltada para a língua, com o objetivo de manter na posição certa.
Contenção Vivera para Invisalign
Por fim, temos a contenção Vivera que é, sem dúvida, a melhor da categoria e mais inovadora por usar um material de tecnologia única e patenteada pela Invisalign. Essa contenção é transparente e discreta para garantir o conforto e manter os dentes no lugar após o fim do tratamento.
Por fim, temos a contenção Vivera que é, sem dúvida, a melhor da categoria e mais inovadora por usar um material de tecnologia única e patenteada pela Invisalign. Essa contenção é transparente e discreta para garantir o conforto e manter os dentes no lugar após o fim do tratamento. Todavia, o material rígido exerce a função de estabilizar os dentes.
Além disso, a contenção Vivera pode ajudar no tratamento de pacientes que tem bruxismo porque é feita de um material firme. Sendo assim, mantém os dentes no lugar de forma discreta e ainda ajuda a evitar outros problemas como o desgaste por causa do bruxismo.
Pode te interessar: Qual a influência do sorriso na autoestima
Ainda não corrigiu o sorriso? Entre em contato
Está precisando de uma ajuda para corrigir o seu sorriso? Então entre em contato e agende sua avaliação hoje mesmo. Assim, você garante que os seus dentes tenham todo o cuidado que merecem.
Escrito por Dra. Samanta Nigro CRO-PR 12242
Ortodontista Invisalign® Top Doctor Elite, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores, é graduada em Odontologia pela PUC_PR (1999), especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR, especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia.