A mordida cruzada ou invertida é um problema ortodôntico muito comum e que deve ser tratada em qualquer fase da vida. Tudo que se refere à saúde bucal, deveria ser tratado já na infância para evitar complicações futuras.
No entanto, por inúmeros motivos, sabemos que não é sempre que isso acontece. Se você é adulto e sofre com a mordida cruzada ou invertida, mas nunca buscou um tratamento por vergonha ou falta de informação, saiba que é possível tratá-la de forma rápida e discreta.
A saúde bucal deve ser prioridade em sua vida, afinal, ela interfere diretamente na sua saúde como um todo e principalmente na sua autoestima. Neste post falaremos tudo o que você precisa saber sobre a mordida cruzada ou invertida
O que é a mordida cruzada ou invertida?
A mordida cruzada ou invertida é uma condição que causa má oclusão devido a um alinhamento anormal entre os dentes superiores e inferiores. Na prática, uma parte da arcada dentária superior acaba encaixando por dentro ou atrás da arcada inferior.
O resultado é um sorriso torto e irregular. Esse problema odontológico atrapalha o crescimento dos ossos da face, podendo trazer problemas na articulação ATM, desgastes, perdas dentárias, entre outros. Além disso, outros problemas comuns associados à mordida cruzada são:
- dificuldades na higienização dos dentes, contribuindo para o aparecimento de cáries
- distúrbios temporomandibulares (ATM)
- problemas diversos de mastigação e respiração;
- retração gengival;
- bruxismo.
Na maioria das vezes, a mordida cruzada ou invertida é visível. Mas muitas vezes ela pode passar despercebida e os dentes parecerem alinhados. Dessa forma, é muito importante manter consultas regulares com o dentista.
Tipos de mordida cruzada ou invertida
A mordida cruzada ou invertida muitas vezes não é visível pela forma com que ela se apresenta, já que o seu tipo pode variar de pessoa para pessoa. As formas que a mordida cruzada pode se apresentar são:
- mordida cruzada anterior: onde os dentes da arcada superior não conseguem recobrir a inferior;
- mordida cruzada posterior: onde os dentes superiores se fecham por dentro dos inferiores na hora da mordida;
- mordida cruzada lateral: onde há um desalinhamento em apenas um lado da boca, geralmente o da mastigação;
- mordida cruzada bilateral: onde há um desalinhamento de dentes em ambos os lados da boca.
Sintomas e causas da mordida cruzada ou invertida
A principal característica da mordida cruzada ou invertida é o desalinhamento entre a arcada superior e a inferior. Apesar disso, outros sintomas também podem ser sentidos neste tipo de mordida, sendo os principais:
- respiração pela boca ao invés do nariz;
- dores de cabeça ou nas articulações temporomandibulares (ATM);
- face assimétrica;
- erupção tardia dos dentes;
- zumbido nos ouvidos;
- retração gengival;
- sensibilidade nos dentes
- estalos ao abrir e fechar a boca;
As principais causas da mordida cruzada são a genética, quando a mandíbula tem um crescimento excessivo ou insuficiente e também maus hábitos como respirar pela boca, chupar os dedos e usar chupetas ou mamadeiras. No entanto, o atraso no processo de oclusão e crescimento dental também pode causar a mordida cruzada ou invertida.
Tratamento para a mordida cruzada ou invertida?
Após passar por uma avaliação e diagnóstico com o ortodontista, o tratamento para a mordida cruzada ou invertida pode ser iniciado.
Quando o tratamento começa ainda na infância, exercícios podem ajudar a reposicionar os dentes. Caso seja necessário,o ortodontista recomendará aparelhos dentários ou ortopédicos removíveis.
Mesmo que o paciente seja adulto, a mordida cruzada ou invertida pode (e deve!) ser tratada. Dependendo do diagnóstico, algumas intervenções como expansão do palato, reposicionamento de dentes ou cirurgias podem ser necessárias.
Os casos mais simples podem ser tratados com os alinhadores transparentes Invisalign®. Confeccionado em impressoras 3D, ele possibilita um tratamento personalizado, rápido, confortável e muito discreto.
É a melhor opção para adultos que buscam discrição! Lembre-se, ter um sorriso perfeito e alinhado não é só para crianças e adolescentes, é para todas as fases da vida!
Agende uma avaliação com a Dra. Samanta Nigro e inicie o seu tratamento agora mesmo!
Escrito por Dra. Samanta Nigro CRO-PR 12242
Ortodontista Invisalign® Top Doctor Diamond, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores, é graduada em Odontologia pela PUC_PR (1999), especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR, especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia