Como funciona o Invisalign e outros tratamentos ortodônticos?

como-funciona-o-Invisalign

Você sabia que alinhar os dentes não é mais um sofrimento? Pois com Invisalign, o tratamento ortodôntico se tornou mais rápido, prático, discreto e confortável. Existem diversos tipos de tratamentos para corrigir o sorriso como o uso de braquetes metálicos, de porcelana ou aparelho lingual, mas nenhum se compara ao desempenho do Invisalign. Quer saber como funciona o Invisalign e os demais tratamentos ortodônticos? Então leia a matéria até o final.

Por que corrigir o sorriso é importante?

Antes de explicar como funcionam os tratamentos, é importante que você entenda por que corrigir o sorriso é importante. Em primeiro lugar, os dentes devem ter o encaixe correto para permitir a mastigação correta dos alimentos e evitar problemas como dores faciais.

Em segundo lugar, um sorriso com os dentes alinhados eleva a autoestima e faz com que você se sinta mais confiante para falar e interagir com outras pessoas. Dessa forma, ele também ajuda nas suas relações sociais.

Afinal, como funciona o Invisalign e o que ele faz por você?

O Invisalign é uma tecnologia que faz uso de um dispositivo feito de material patenteado chamado SmartTrack para corrigir seu sorriso. Como assim? Primeiramente, o dentista usa um escaner que transfere um molde exato da sua boca para o computador.

Em seguida, o dentista usa um programa de computador onde simula os movimentos que precisam ser feitos e você já fica sabendo como o sorriso ficará. Então, uma impressora 3D usa o SmartTrack para imprimir os dispositivos transparentes. Por fim, você faz uso e a troca semanal, o que vai fazer os movimentos. Dessa forma, ele corrige seu sorriso de modo prático, confortável e totalmente discreto.

Leia mais: Como saber se preciso usar aparelho ortodôntico ou ir a um ortodontista?

como-funciona-o-Invisalign

Quais outros tipos de tratamento ortodôntico existem?

O Invisalign é um tratamento novo e eficaz para alinhar os dentes, mas existem também outras formas, com o uso de aparelhos convencionais. Nesse sentido, vou te mostrar algumas opções que também são usadas para deixar os dentes retos.

Aparelho ortodôntico convencional

Em primeiro lugar, temos o aparelho ortodôntico convencional que é famoso pelos braquetes e fio metálicos com as borrachinhas coloridas. Esse tipo de aparelho oferece um tratamento satisfatório, mas pode gerar lesões em algumas regiões da boca além de dificultar a alimentação.

Aparelho ortodôntico estético

Uma opção ao convencional é o aparelho estético que usa braquetes de porcelana ou safira no lugar dos metálicos. Esses braquetes tem cor parecida com a do dente e deixam o tratamento mais discreto. No entanto, também podem gerar lesões na boca e dificultar a alimentação.

Veja também: O aparelho ortodôntico ajuda a melhorar a mastigação? Conheça todas as vantagens

Aparelho lingual

Para aqueles que não querem mostrar que estão usando aparelho, o lingual pode ser uma opção além do Invisalign. Ele usa braquetes e fio metálicos que são colados na parte interna dos dentes, ou seja, voltadas para a língua e para o céu da boca. Entretanto, assim como os aparelhos acima, pode gerar lesões e também dificultar a alimentação.

Pode te interessar: Tratamento ortodôntico: Ortodontia convencional versus Ortodontia Digital

Venha ter seu sorriso transformado pelo Invisalign

Como vimos, o Invisalign é um tratamento ortodôntico muito superior em relação aos demais e já tem feito milhares de pessoas felizes, com a autoestima lá em cima. Afinal, é um tratamento quase invisível, que se encaixa perfeitamente aos dentes e que permite que você coma de tudo, pois é removido nas refeições. Entre em contato e faça parte das pessoas realizadas com Invisalign.

Escrito por Dra. Samanta Nigro CRO-PR 12242
Ortodontista Invisalign® Top Doctor Elite, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores, é graduada em Odontologia pela PUC_PR (1999), especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR, especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia.