Como saber se preciso usar aparelho ortodôntico ou ir a um ortodontista?

como-saber-se-preciso-usar-aparelho-ortodontico

Quem nunca sonhou com um sorriso perfeito, daqueles de capa de revista ou da novela? Uma das formas de conquistar esse desejo é por meio do uso de aparelho ortodôntico. Mas, como saber se preciso usar aparelho ortodôntico?

Na matéria de hoje você vai ver algumas dicas que indicam a necessidade de colocar aparelho ortodôntico ou procurar o dentista ortodontista. Então, acompanhe a leitura!

Por que ter os dentes retos é importante?

Antes de conferir as dicas para saber se você precisa de ortodontista, vamos entender por que ter os dentes na posição é importante. Os dentes de cima possuem um encaixe ideal com os de baixo, o que é buscado com o uso do aparelho.

Nesse sentido, o encaixe ajuda a melhorar a mastigação, deglutição e estética. Além disso, contribui para não forçar os músculos da mastigação e a própria mandíbula, evitando o desenvolvimento de dores indesejadas.

Afinal, como saber se preciso usar aparelho ortodôntico?

Essa pergunta é muito comum e pode confundir muitas pessoas. Afinal, alinhar os dentes vai além da estética, como vimos anteriormente. Então, confira abaixo 7 indicações de aparelho ortodôntico e veja se você se encaixa em alguma delas.

1. Mordida incorreta

Em primeiro lugar, a mordida errada é um dos motivos para buscar o aparelho ortodôntico. Afinal, o encaixe dos dentes fora de posição, pode dificultar a mastigação e provocar dores no rosto ou até mesmo problemas de perda óssea em alguns dentes que recebem mais força.

2. Dentes fora de posição

Outra recomendação é o caso de dentes fora de posição, tortos ou apinhados. Nesse sentido, os dentes podem estar girados, fora do lugar onde deveriam estar ou ainda ficaram sem espaço para nascer e ficaram um sobre o outro. Todavia, a necessidade deve ser avaliada pelo dentista.

Leia mais: O aparelho ortodôntico ajuda a melhorar a mastigação? Conheça todas as vantagens

como-saber-se-preciso-usar-aparelho-ortodontico

3. Dores perto do ouvido

Se você tem dores frequentes perto do ouvido, pode ser algum tipo de problema na articulação temporomandibular, que fica próximo dessa região. Afinal, os dentes fora de posição podem contribuir para problemas nessa região, devido à mordida incorreta e a força dos músculos e da articulação para tentar “acertar” a mastigação.

4. Dificuldade para falar

A posição dos dentes interfere diretamente na pronúncia das palavras. Ou seja, se você tem problema para falar ou os sons estão estranhos, pode ser que você precise de aparelho ortodôntico.

5. Espaço entre os dentes

Para uma mordida ideal, é necessário que os dentes se toquem tanto na vertical quanto horizontal. Em outras palavras, os dentes precisam se tocar lateralmente, com seus vizinhos, pois isso interfere na mastigação e na posição dos dentes, dando mais estabilidade. Portanto, se você tem espaços entre os dentes, o uso de aparelho pode ser uma indicação para seu caso.

Veja também: Tratamento ortodôntico: Ortodontia convencional versus Ortodontia Digital

como-saber-se-preciso-usar-aparelho-ortodontico

6. Dor de cabeça

Se você tem enxaquecas ou dores de cabeça com frequência, o uso de aparelhos também pode ser uma indicação. Afinal, quando os dentes estão fora de posição, os músculos mastigatórios e nervos associados trabalham mais, o que pode gerar tensão muscular e as famosas dores de cabeça.

7. Se os dentes de cima e de baixo não se tocam

Por fim, se os dentes de cima e de baixo não se tocam na parte da frente do sorriso, você pode ter um quadro de mordida aberta e que precisa de tratamento. Nesse sentido, os dentes de trás podem sofrer muita pressão e até ter fraturas, se a parte da frente não for corrigida.

Opções de aparelho ortodôntico

Agora que você já sabe quais os motivos para usar aparelho ortodôntico, vamos falar brevemente sobre quais existem. Em primeiro lugar, temos o convencional, com braquetes e fio metálico, com troca de borrachinhas a cada mês. Existe também os braquetes de porcelana, que podem tornar o tratamento mais estético.

Por fim, temos o Invisalign que é o tratamento mais revolucionário que você já viu. Ele usa um dispositivo transparente, feito do material SmartTrack e faz as movimentações dos dentes programadas pelo dentista no computador. Nesse sentido, a cada semana que passa, um novo dispositivo é colocado e assim vai alinhando o sorriso.

Pode te interessar: Como deixar os dentes retos com 7 opções de tratamento ortodôntico

como-saber-se-preciso-usar-aparelho-ortodontico

Como saber se preciso usar aparelho ortodôntico? Entre em contato

Com mais de 22 anos atuando como ortodontista, posso te ajudar a descobrir se você tem indicação para uso de aparelho ortodôntico. Além disso, sou Top Doctor Elite Invisalign e posso planejar um tratamento mais rápido, discreto e confortável para seu caso. Então, entre em contato hoje mesmo e descubra o que o Invisalign pode fazer pelo seu sorriso!

Escrito por Dra. Samanta Nigro CRO-PR 12242
Ortodontista Invisalign® Top Doctor Elite, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores, é graduada em Odontologia pela PUC_PR (1999), especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR, especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia.