Tudo o que você precisa saber sobre os Dentes Apinhados ou Encavalados

Dentes Apinhados ou Encavalados

Você sabia que 65% das pessoas não têm os dentes completamente alinhados? Além disso, grande parte dessas pessoas sofrem de algum tipo de disfunção dentária. Logo, os dentes apinhados ou encavalados são mais comuns do que se imagina.

A condição incomoda muito o seu portador pois baixa a autoestima e ainda impacta em algumas funções essenciais como a dicção, respiração e  mastigação. Em alguns casos, a pessoa tem os dentes apinhados ou encavalados e nem sabe.

Por isso é tão importante manter consultas regulares com o seu dentista! Você mantém o sorriso perfeito e evita diversos problemas relacionados à saúde bucal.

Independente da idade, os alinhadores da Invisalign são uma ótima opção para corrigir os dentes apinhados. Neste artigo detalharemos tudo o que você precisa saber sobre os dentes apinhados ou encavalados e como tratá-los com os alinhadores da Invisalign. 

O que são dentes apinhados ou encavalados?

Os dentes apinhados  ou encavalados nada mais são do que dentes tortos, que acabam se sobrepondo uns aos outros. Essa condição ortodôntica é caracterizada pelo desalinhamento da arcada dentária, resultando em um tipo de má oclusão.

Dessa forma, a pessoa não tem espaço suficiente para que seus dentes encaixem na mordida, fazendo com que eles se agrupem ou se sobreponham, sendo empurrados para frente ou para trás.

Apesar de os dentes apinhados ou encavalados serem muitas vezes relacionados à falta de espaço na arcada dentária, muitos outros fatores podem deixá-los desalinhados.

Os prejuízos para o paciente não são apenas estéticos, como muitas pessoas poderiam pensar. A dificuldade na escovação facilita o aparecimento de cáries e tártaro que podem evoluir para periodontite.

Além disso, em função do acúmulo de placa bacteriana, o paciente pode sofrer com gengivite.

Principais causas dos dentes apinhados ou encavalados

Existem diversos fatores que podem causar dentes apinhados ou encavalados, desde aspectos genéticos quanto maus hábitos. Para descobrir o que está causando o apinhamento, é necessário consultar um profissional especializado.

As causas mais comuns são:

  • características genéticas como o tamanho das arcadas dentárias, proporção dos ossos maxilares e malformações faciais;
  • falta de espaço para acomodar os dentes;
  • respirar pela boca, o que pode modificar o formato da arcada dentária;
  • maus hábitos respiratórios ou alimentares, como o uso de chupeta e mamadeira, chupar os dedos, roer as unhas, etc.
  • falta de espaço para o nascimento do dente siso;
  • bruxismo;
  • traumas, lesões ou algum tipo de malformação.

Os dentes apinhados ou encavalados devem ser tratados o quanto antes para não evoluírem para casos mais sérios. A mordida incorreta, por exemplo,  pode levar a outros desconfortos, como dores de cabeça, de ouvido ou dores ao mastigar.

Tratamento com os alinhadores transparentes Invisalign

Os dentes apinhados ou encavalados podem ser facilmente tratados com os alinhadores transparentes Invisalign. Eles servem especialmente para jovens e adultos que querem corrigir os seus dentes com conforto e discrição.

Como os alinhadores são removíveis, tanto a higiene bucal quanto a escovação ficam mais fáceis. Usando o aparelho por 22 horas diárias, é possível perceber os primeiros resultados em poucas semanas.

Volte a sorrir livremente! Agende uma avaliação com a Dra. Samanta Nigro.

Escrito por Dra. Samanta Nigro CRO-PR 12242
Ortodontista Invisalign® Top Doctor Diamond, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores, é graduada em Odontologia pela PUC_PR (1999), especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR, especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia