Dentes desalinhados: Saiba as causas e consequências de não tratar

Dentes desalinhados: Saiba as causas e consequências de não tratar

Grande parte das pessoas possui algum tipo de desalinhamento nos dentes. Em alguns casos, o desalinhamento é mais discreto, enquanto em outros, influencia tanto na estética quanto na funcionalidade dos dentes.

Além disso, dentes desalinhados podem ocasionar dor, afetar a autoestima e levar até mesmo a doenças mais graves. Por isso, se você sofre com esta condição, procure atendimento especializado o quanto antes.

Para quem pensa que os dentes desalinhados são um problema tipicamente infantil, atenção! Os dentes podem desalinhar em adultos também. A seguir, abordaremos mais detalhadamente as principais causas e consequências de não tratá-los.

Você sabe o que são dentes desalinhados?

Além de proporcionar um sorriso perfeito, os dentes alinhados também são responsáveis por diversas funções bucais. Por isso, é tão importante iniciar um tratamento ortodôntico o mais rápido possível.

No entanto, muitas pessoas sofrem com dentes tortos ou saltados e não buscam um tratamento especializado por acharem que os dentes desalinhados só interferem no sorriso. Como já mencionamos, o desalinhamento dentário interfere diretamente na saúde bucal e pode levar a diversos outros problemas.

Os dentes ficam desalinhados quando a dentição não se desenvolve como deveria, dessa forma, eles nascem tortos, saltados ou com sobreposição de um dente sobre o outro. E o que é pior, por mais que a dentição se desenvolva como deveria, muitos outros fatores podem ser responsáveis por desalinhar os dentes.

Se você sofre com dentes desalinhados, busque o quanto antes um ortodontista. Assim, o problema pode ser resolvido o mais rápido possível, evitando dores e iniciando o tratamento imediatamente.

Principais causas dos dentes desalinhados

Os dentes desalinhados podem acontecer em qualquer etapa da vida, seja quando a pessoa ainda é bebê e seus primeiros dentes estão nascendo e até mesmo na vida adulta e velhice. Suas principais causas na maioria das vezes são maus hábitos na infância e no decorrer da vida adulta. Mas também podem ter origem hereditária.

Alguns outros fatores também podem desalinhar os dentes, como:

  • os dentes sisos: os sisos empurram os demais dentes quando não há espaço suficiente para comportá-los. Assim, todos os outros dentes podem ficar desalinhados; 
  • hábitos ruins: os maus hábitos são os maiores causadores dos dentes desalinhados. Seja na infância ou na vida adulta, hábitos como roer unhas, chupar os dedos ou chupetas, usar mamadeiras, mastigar objetos duros e até mesmo pressionar a língua contra os dentes podem desalinhar os dentes;
  • bruxismo: essa condição faz com que os dentes se desgastem ao longo dos anos, devido ao ranger involuntário dos dentes. Além disso, pode ocasionar inflamação nas gengivas;
  • respirar pela boca: muitas pessoas não sabem, mas a respiração bucal é responsável por alterar o formato dos ossos maxilares e da arcada dentária. Claro que não acontece de uma hora para a outra, mas influencia muito o alinhamento dentário;
  • periodontite: esse problema bucal afeta o periodonto (tecidos envolvidos na fixação do dente ao osso) e deixam os dentes maleáveis, fazendo com que saiam de suas posições de origem;
  • arcada dentária menor;
  • traumas.

Precisamos ressaltar novamente que os dentes desalinhados não ocorrem só na infância. Problemas periodontais e maus hábitos desalinham os dentes mesmo depois de a dentição permanente ter nascido. Dessa forma, mesmo quem nunca teve os dentes tortos pode começar a conviver com eles.

Principais consequências de não tratar os dentes desalinhados

São muitas as consequências de não buscar tratamento para os dentes desalinhados. Além da questão estética, a autoestima de uma pessoa que não possui os dentes alinhados pode acabar muito prejudicada. O paciente pode se isolar do convívio com os demais e até mesmo sofre de depressão.

Outras consequências dos dentes desalinhados são problemas bucais e de saúde geral, como a mordida cruzada, que com o tempo pode levar a disfunções na articulação temporomandibular (ATM). Por sua vez, essa condição causa dores de cabeça, enxaquecas, dores nos olhos e nos ouvidos.

Os pacientes também podem desenvolver cáries em função da higiene bucal sair prejudicada. Como os dentes desalinhados invadem o espaço de outros dentes, a limpeza se torna mais difícil.

A mordida cruzada, que já mencionamos, também traz consequências quando não tratada. Ela afeta a mastigação, dificulta a digestão e pode machucar as gengivas, deixando-as sensíveis e inchadas. Sem falar que problemas respiratórios e incômodos na coluna vertebral também podem ocorrer.

Dessa forma, além dos prejuízos estéticos e na autoestima do paciente, inúmeras outras consequências podem ocorrer ao não tratar os dentes desalinhados.

Tratamentos para dentes desalinhados

O primeiro passo para iniciar um tratamento para dentes desalinhados é buscar um ortodontista qualificado para realizar a avaliação e diagnóstico. É muito possível que ele solicite alguns exames para verificar o estado da saúde bucal.

Com os resultados em mãos, o melhor tratamento poderá ser proposto. Mesmo que o caso seja grave, sempre é possível reposicionar os dentes, deixando-os simétricos e harmoniosos.

Na maioria das vezes, o tratamento para dentes desalinhados é feito com o uso de aparelho ortodôntico, fixo ou móvel. Para os pacientes que preferem discrição e conforto, podem optar por um aparelho transparente, que também é muito eficaz.

Sejam casos simples ou complexos, todos podem ser resolvidos pela Dra. Samanta Nigro. Agende a sua avaliação!

Escrito por Dra. Samanta Nigro CRO-PR 12242
Ortodontista Invisalign® Top Doctor Elite, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores, é graduada em Odontologia pela PUC_PR (1999), especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR, especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia.