Um dos diagnósticos mais frequentes no consultório é a mordida profunda ou sobremordida. Este problema é bastante frequente em crianças, mas também pode ocorrer em pessoas de todas as idades.
A mordida profunda ou sobremordida traz inúmeros problemas de saúde quando não é tratada. Além da autoestima do paciente, ela também pode causar feridas no céu da boca e danos nos músculos e articulações.
Se você sofre com a mordida profunda, não deixe de ler todo este post. Abordaremos as principais causas e sintomas da sobremordida, além do que acontece se você não tratar. O tratamento pode inclusive ser feito com os alinhadores transparentes da Invisalign®.
O que é a mordida profunda ou sobremordida?
Na mordida profunda ou sobremordida, os dentes superiores se sobrepõem aos dentes inferiores. Apesar de ser uma condição bastante comum entre a maioria das pessoas, quando ela passa de 3 milímetros, é muito importante buscar um especialista e iniciar o tratamento para que a mastigação não seja afetada.
A mordida profunda pode ser causada por uma desordem de nível esquelético ou por desordens ao nível dentário. Ela pode ser classificada como:
- congênita: quando é ocasionada por alterações esqueléticas ou dentoalveolares, que são características hereditárias;
- adquirida: desenvolvida ao longo do tempo, como resultado de outros fatores, como desgaste da superfície oclusal dos dentes, maus hábitos diversos, perda precoce de dentes posteriores, etc;
Além disso, a mordida profunda ou sobremordida também pode ser classificada como horizontal quando ela é baseada no aumento da distância desde o bordo incisal dos incisivos superiores até à face vestibular dos incisivos inferiores ou vertical (overbite), quando a distância vai do bordo incisal dos dentes incisivos superiores ao mesmo bordo dos incisivos inferiores, perpendicularmente ao plano de oclusão.
Principais causas da mordida profunda ou sobremordida
As principais causas da mordida profunda ou sobremordida são alterações no desenvolvimento dos ossos maxilares ou da face. Apesar disso, ela também pode ser causada por outros fatores, como:
- perda dos dentes posteriores na infância;
- causas genéticas;
- excesso de força na mastigação, causando a intrusão dos dentes posteriores e retração da mandíbula;
- extrusão dos dentes anteriores ;
- desgaste da superfície dos dentes causada pelo bruxismo;
- alterações nas funções da língua, dos lábios e das bochechas;
- mal posicionamento dos dentes superiores frontais;
Em grande parte das situações, a mordida profunda ou sobremordida ocorre por mais de uma dessas causas, que vão se somando e se agravam ao longo dos anos caso o tratamento não seja iniciado.
E se a mordida profunda ou sobremordida não for tratada?
A mordida profunda deve ser tratada ainda na infância, para evitar um “travamento” no desenvolvimento normal da mandíbula, comprometendo a estética facial da criança ou adolescente. Além disso, existem diversos outros motivos para tratar a mordida profunda ou sobremordida.
Um pequeno desequilíbrio na mastigação pode ter reflexos diretos em outros aspectos da saúde do paciente, como:
- dores na cabeça e no pescoço;
- travamento da mandíbula;
- desgaste nos dentes e retração gengival;
- zumbido nos ouvidos;
- problemas respiratórios;
- dores e estalos na articulação temporo mandibular;
- problemas relacionados ao sono;
- feridas no céu da boca.
Sem falar que muitos destes problemas podem se agravar e causar outros como depressão. Por isso, busque o tratamento tão logo quanto possível!
Tratamento para a mordida profunda ou sobremordida
Após a avaliação e o diagnóstico, o ortodontista indicará o melhor tratamento para a mordida profunda ou sobremordida, sempre baseado no tipo de sobremordida, a causa e a idade do paciente. Grande parte dos casos são tratados com aparelhos ortodônticos.
Uma excelente opção de tratamento para casos simples, é o Invisalign® G5 para mordida profunda, que oferece ótimos resultados. O novo Smart Force, por exemplo, nivela a curva de spee e corrige de forma mais previsível a mordida profunda. Além disso, os Attachments para pré-molares oferecem ancoragem na intrusão de dentes anteriores.
Nos casos mais graves pode ser necessário realizar uma cirurgia ortognática, onde os maxilares são reposicionados e fixados com parafusos de titânio.
Se você sofre com a mordida profunda ou sobremordida, busque a orientação de um ortodontista para avaliar o seu caso e iniciar o melhor tratamento.
Escrito por Dra. Samanta Nigro CRO-PR 12242
Ortodontista Invisalign® Top Doctor Diamond, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores, é graduada em Odontologia pela PUC_PR (1999), especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR, especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia