Dentes Separados ou Diastema: O que são, Causas, Porque e Como Tratar com Invisalign

Tratamento para dentes separados ou diastema com Invisalign

Dentes separados ou diastema, é uma condição que afeta inúmeras pessoas, entre elas, quase metade das crianças de 10 a 11 anos. O que muitos podem considerar um charme, para outros pode ser motivo de vergonha, baixa autoestima e provocar problemas mais sérios caso não seja tratado.

A boa notícia é que o tratamento com os alinhadores transparentes da Invisalign podem corrigir os dentes separados ou diastema. A seguir, falaremos mais sobre o que é este problema, suas causas e como ele pode ser tratado com Invisalign.

Cuidar do seu sorriso aumenta não só a sua autoestima como a sua qualidade de vida.

O que são os dentes separados ou diastema?

Diastema é o termo que os dentistas utilizam para se referir aos dentes separados. Esse distúrbio é mais comum nos dentes anteriores do maxilar superior, interferindo diretamente no sorriso do paciente. Quando o problema está nos dentes inferiores  e laterais, a estética acaba não sendo tão prejudicada.

Quando os dentes separados ou diastema ocorrem na dentição de leite, normalmente ela beneficia o espaçamento necessário para a erupção da dentição definitiva e não há motivo para preocupação. Como o distúrbio ocorre em grande parte das crianças com idades entre os 10 e 11 anos, é necessário buscar um especialista em ortodontia e iniciar o tratamento o quanto antes.

Quando os dentes separados ou diastema não são tratados, uma série de correções são necessárias para recuperar a função e o sorriso do paciente. Além da questão estética e funcional, o problema também pode ser responsável por cáries e doenças gengivais.

Principais causas dos dentes separados ou diastema

As principais causas dos dentes separados ou diastema são maus hábitos como uso excessivo de chupeta e madeira e a diferença genética no tamanho da dentição. Outros causadores são:

  • retração gengival;
  • respirar pela boca;
  • síndrome de Down;
  • falta de erupção de um ou mais dentes;
  • pressionar a língua para falar ou deglutir;
  • chupar os dedos;
  • falta ou anormalidade do freio labial;
  • descontrole do hormônio de crescimento na fase adulta;
  • doença de Paget;

O que os dentes separados ou diastema causam quando não tratados

Em muitas pessoas, inclusive celebridades internacionais como Madonna, Brigitte Bardot e Lara Stone, os dentes separados ou diastema são considerados uma marca estética. Além disso, este distúrbio foi considerado um mero problema estético por muito tempo.

O problema é que dependendo da causa do diastema, maiores são os seus efeitos colaterais. A seguir, listamos os principais problemas causados quando os dentes separados não são tratados:

  • cáries dentárias e doenças gengivais;
  • ampliação do espaço entre os molares, que traz prejuízos para a mastigação;
  • impacto na oclusão e fonação, provocando doenças no sistema digestivo e problemas na fala;
  • baixa autoestima, fazendo com que a pessoa se torne introspectiva e evite sorrir quando está na presença de outras pessoas;

Tratamento para dentes separados ou diastema com Invisalign®

O tratamento para dentes separados ou diastema sempre depende de uma avaliação e diagnóstico, porque ele só é estabelecido a partir da descoberta da causa base. O tratamento sempre é individualizado já que existem casos mais simples e outros mais complexos.

No entanto, a maioria envolve o uso de aparelho ortodôntico, prótese fixa ou resina. Desta forma, os alinhadores transparentes da Invisalign® são a melhor escolha para pacientes que buscam conforto e discrição

O tempo de tratamento depende de cada caso específico, mas gira em torno de 16 meses. Os espaços extras são resolvidos sem quaisquer extrações ou tratamentos invasivos. Além disso, os demais dentes ficam perfeitamente alinhados, dando ao paciente um sorriso perfeito.

Após o tratamento finalizado, um retentor lingual colado na parte de trás dos dentes pode ser necessário para que o espaço extra não volte.

Agende a sua avaliação com a Dra. Samanta Nigro e inicie o seu tratamento o mais rápido possível.